domingo, 30 de agosto de 2009



Essas imagens são do Arraial Flor do Maracujá, uma festa típica que acontece em Porto Velho/RO no mês de junho. Nessa festa tem o Boi Bumbá, serpentes gigantes, curupiras, caaporas, matita perê, entre outras representações do folclore regional e nacional.

domingo, 9 de agosto de 2009

Eu sou Cuba!!






O telefone toca, já é de madrugada, vejo que o número é de um amigo de São Paulo. Em um primeiro momento, fico preocupado, telefonemas assim, normalmente, são de colegas que brigam com a namorada e têm a brilhante idéia de chorar as mágoas nos ombros de um amigo que está dormindo, além de uma certa guria “decidida”, que tem crise de identidade juvenil e liga para confessar que já não sabe mais quem é. Atendo o celular, eufórico o meu amigo afirma que conseguiu recursos para fazer uma reportagem especial em Cuba, e que ninguém melhor do que eu para ir junto com ele. Fiquei contente, pois pensei que o convite era fruto do reconhecimento de meu trabalho fotográfico, mas em seguida ele confessou que os recursos seriam reduzidos, e o desafio grande. Percorrer praticamente toda a “Ilha de Fidel”, com pouco dinheiro, e em 15 dias. Bem, amigo é para essas coisas.

O Brasil e Cuba






O Brasil está na cabeça dos cubanos. As cores da bandeira brasileira estão na moda na ilha caribenha, a camiseta da seleção brasileira está presente em todas cidades. Com orgulho os cubanos afirmam que assistem três novelas brasileiras todos os dias. De acordo com um cubano “as novelas brasileiras fazem você pensar e refletir sobre a vida, além de serem verdadeiras, pois tem o pobre e o rico na história”, não quis discordar do interlocutor, tendo em vista a sinceridade de seu comentário. A novela “Roque Santeiro” é o clássico absoluto, para tirar um sorriso do rosto de um cubano basta imitar os gestos do “Sinhozinho Malta”. Estava na minha primeira caminhada por La Habana, pedi informação para um senhor, que ao saber da minha nacionalidade já indagou: “Kaká é um nome ou um apelido?”

Publicidade e propaganda cubana




Não há em Cuba “outdoor” com propagandas de produtos de consumo, mas em compensação há várias placas com campanhas ideológicas, palavras de ordem e homenagens aos mártires da pátria cubana. Uma das primeiras coisas que me chamou a atenção quando desembarquei na ilha. Nessa o presidente Raúl Castro conclama a população a se unir para enfrentar a crise mundial, que reduziu drasticamente as divisas da ilha, e nesse momento passa por racionamento até de papel higiênico.






A imagem do argentino revolucionário Ernesto “Che” Guevara, imortalizada pelo fotógrafo Alberto Korda, nessa adaptação em ferro decora o prédio do poderoso Ministério do Interior (Mint), em La Habana. Sem dúvidas o mais importante órgão público do regime. Seus funcionários estão presentes em todas as províncias, além do que, a incorruptível Policia Nacional Revolucionária (PNR) está subordinada ao Mint. A policia sempre está atenta aos turistas, um colega físico, que já estava em Cuba para um congresso, foi assaltado, fato este que por si só já é difícil. Todavia, o fato ocorreu às 3 da manhã, às 8 o assaltantes já estavam sendo encaminhado para um penitenciária com a condenação de 6 anos de prisão. O colega tentou argumentar com o promotor, que estava de plantão (isso mesmo, o promotor fica de plantão para dar celeridade ao processo) que a pena não teria sido dura demais, tendo em vista que todos os objetos tinham sido recuperados, friamente o promotor disse: “Não se preocupe, a prisões aqui não são como no Brasil, em dois anos ele irá para uma prisão no campo, onde aprenderá um ofício, e depois sairá apto ao retorno social”. Chato ter que ouvir, e ficar calado, tendo em vista que é verdade, um comentário tão negativo sobre a fama do nosso sistema penitenciário.

Uma dica para aqueles que pretendem passear pelas terras cubanas: levar uma cópia colorida do passaporte, tendo em vista que isso já é suficiente para apresentar diante das autoridades policiais, caso seja solicitado em suas caminhadas noturnas. Na maioria das cidades em Cuba, o viajante terá dificuldade de encontrar uma máquina que faça cópia colorida, por isso é melhor já levar do Brasil.